.
Dispõe sobre a oferta de vagas para interessados(as) em coordenar Áreas Temáticas no VII Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciências



 
CONSIDERANDO a realização deste edital de coordenação de AT como uma oportunidade dos(as) pesquisadores(as) e professores(as) participarem efetivamente na organização das Áreas Temáticas de um evento científico; CONSIDERANDO que a coordenação de AT objetiva: possibilitar aos(às) interessados(as) o enriquecimento do seu currículo com atividades acadêmicas e promover a participação em publicações , a Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências torna público o processo seletivo de professores(as) e pesquisadores(as), para atuarem como coordenadores(as) de Áreas Temáticas do evento. 

Art. 1º. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.    Serão oferecidas 10 vagas (1 coordenador(a) por Área Temática) para os(as) classificados(as).
1.2.    Para ser coordenador(a) de Áreas Temáticas, o(a) interessado(a) deve ter disponibilidade para assumir as atribuições do art. 2º e ter titulação mínima de mestre.
1.3.    O(a) selecionado(a) para membro da coordenação de Áreas Temáticas terá a garantia de isenção de inscrição no evento, certificado de comissão científica, organização de um e-book com textos enviados para essa modalidade no AT que irá coordenar, hospedagem disponibilizada pela organização do evento, porém, não receberá remuneração financeira.
1.4.    A ausência do(a) coordenador(a) das suas atribuições, bem como apresentação de comportamento antiético, mediante avaliação da Comissão Organizadora do evento acarretará automaticamente em seu desligamento, sendo sua vaga imediatamente ocupada por outro(a) classificado(a).

Art. 2º. DAS ATRIBUIÇÕES
2.1. Todas as atividades realizadas serão supervisionadas pela Comissão Organizadora e pelo Setor Científico da Realize Eventos, sendo estas:
a. Participar de reuniões com a organização do evento;
b. Ter disponibilidade para exercer as atividades do tópico 2.2;
c. Estar disponível integralmente no período de realização do evento: 06 a 08 de Julho de 2022.
d. Desenvolver as atividades vinculadas ao seu AT; 
e. Atender as demandas do evento sob a orientação do Setor Científico dentro dos prazos determinados.
2.2.  Dos períodos:
a. Antes do evento:
 - Indicação dos(as) avaliadores(as) para o AT; 
- Administração dos(as) avaliadores(as) no que diz respeito às avaliações dos trabalhos dentro do prazo estipulado e contato com os(as) mesmos(as);
- Verificação de possíveis problemas na execução das avaliações;
- Realização de avaliação de trabalhos em caráter de urgência, dentre outras atribuições a serem definidas por esta Comissão.
Parágrafo único: A coordenação do evento poderá indicar professores(as) para compor a comissão de avaliação do AT.
b. Durante o evento: 
- Disponibilidade em assumir salas de trabalhos em caso de ausência de algum(a) avaliador(a); 
- Acompanhamento das sessões de trabalhos a fim de verificar problemas e andamento das apresentações; dentre outras atribuições a critério da Comissão.


Art. 3º. DAS INSCRIÇÕES
3.1. Será admitida inscrição somente via internet, através da Área do Participante do referido evento, no período de 23 de Março a 15 de Abril de 2022. Para tal, o cadastro no evento é obrigatório.
3.2. A inscrição do(a) interessado(a) implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

Art. 4º. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1. Ter conhecimento da área a qual o AT está vinculado(a);
4.2. Estar cadastrado(a) no evento;
4.3. Ter titulação mínima de mestre;
4.4. Estar disponível para a realização de reuniões e para exercer as atribuições da função explícitas no Art. 2º.

Art. 5º. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
5.1. O(a) candidato(a) deve:
•    Preencher o formulário on-line, disponível no site www.conapesc.com.br;
5.2. Não serão permitidas inscrições por procuração.

Art. 6º. DO PROCESSO SELETIVO
6.1 Serão selecionados(as) os(as) candidatos(as) com conhecimento e ligação às áreas abrangidas na Área Temática que deseja coordenar.
6.2 A seleção será realizada pelos componentes da Comissão Organizadora e Comissão de Apoio Institucional do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, através da análise das informações contidas no formulário. 

Art. 7º. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
7.1. Os resultados serão divulgados pela Comissão Organizadora do Congresso, em www.conapesc.com.br, no dia 28 de Abril de 2022.
7.2. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão orientados inicialmente por e-mail sobre como executar suas atribuições enquanto coordenador(a) de AT. 


Art. 8º.  À COORDENAÇÃO DE AT SERÁ CONCEDIDO:
8.1. Inscrição gratuita no evento;
8.2. Certificado de Coordenação de AT;
8.3. Organização de um E-book com os trabalhos submetidos para o AT nesta modalidade a ser publicado na plataforma da Editora Realize com registro e indexação (ISBN e DOI).
8.4. Hospedagem disponibilizada pela organização do evento, na cidade sede entre os dias 06 a 08 de Julho de 2022 (período de realização do evento). 

Art. 9º. CONSIDERAÇÕES FINAIS
9.1. No prazo estabelecido pelo edital, o(a) coordenador(a) deverá confirmar o aceite em resposta ao e-mail de confirmação enviado pela organização do evento. A ausência de confirmação, ou a não aceitação da vaga, acarretará o cancelamento da sua classificação e, em consequência, será chamado o(a) coordenador(a) classificado(a) logo em seguida, obedecendo à ordem de classificação;
9.2. A inscrição no processo seletivo implicará no conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital;
9.3. O(a) coordenador(a) deverá atestar a veracidade das informações prestadas;
9.4. A não participação dos(as) candidatos(as) em qualquer uma das fases do processo implicará em sua automática eliminação;
9.5. O evento não se responsabiliza por despesas que não estejam descritas neste edital; 
9.6. Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do congresso.

 
Campina Grande, 23 de Março de 2022

CONHEÇA NOSSAS ÁREAS TEMÁTICAS

As áreas temáticas foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

Esta Área Temática contempla trabalhos que tenham por foco o ensino e a pesquisa no campo das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e da Matemática. Também contempla investigações sobre a popularização da Ciência, diálogos sobre conservação, preservação e sustentabilidade.
 
Coordenador(a):
Cicero Magerbio Gomes Torres (URCA)
Esta Área Temática concentra trabalhos com foco nos processos de ensino-aprendizagem formais e informais, na formação do educador, nos currículos, nas didáticas, nas metodologias e em todos os debates que tenham processos educativos como eixo norteador.
 
Coordenador(a):
Perla Almeida Rodrigues Freire (UECE)
Esta Área Temática recebe trabalhos no campo da História, da Sociologia, da Antropologia, da Filosofia e da Religião em suas relações com os saberes e com o conhecimento acadêmico. Também contempla estudos do Direito, da Administração, da Economia em suas interfaces com o ensino e a pesquisa.
 
Coordenador(a):
Edgard Leitão de Albuquerque Neto (SEECT-PB)
Esta Área Temática tem por ênfase o diálogo entre a pesquisa, o ensino e as várias formas de expressão do ser humano através da Arte e Cultura, podendo estas formas de expressão serem compreendidas como formas de pensamento, resistência, protesto. Esta Área Temática também contempla trabalhos com foco no ensino e pesquisa no campo das Linguagens e suas possibilidades.
 
Coordenador(a):
Nilson Cardoso (UECE)
Esta Área Temática recebe trabalhos sobre ensino e pesquisa no campo das Ciências da Saúde e suas várias interfaces.
 
Coordenador(a):
Sheila Soares de Assis (FIOCRUZ)
Esta Área Temática contempla trabalhos nas áreas da Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica, além de pesquisas e estudos na área da Arquitetura.
 
Coordenador(a):
Jocielys Jovelino Rodrigues (UFCG)
Esta Área Temática recebe trabalhos que tenham foco no ensino e pesquisa no campo das novas tecnologias e da Cultura Digital, enfatizando os desafios e possibilidades apontadas por estas. Também contempla estudos da Ciência da Computação enfatizando técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, automatização de processos e processamento de dados.
 
Coordenador(a):
Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)
Esta Área Temática recebe trabalhos dos vários campos de saber que compõem as Ciências Agrárias, a exemplo da Agroecologia e dos campos que trabalham com sistemas de produção, manejo e preservação dos recursos humanos.
 
Coordenador(a):
Patrícia da Silva Costa (UFCG)
Esta Área Temática recebe trabalhos sobre ensino e pesquisa no campo da Geociências e da Geografia enfatizando os estudos sobre espaço, paisagem, territórios e regiões, mas contemplando também os vários diálogos possíveis nestas áreas de conhecimento.
 
Coordenador(a):
Raimundo Lenilde de Araújo (UFPI)
Essa Área Temática recebe trabalhos sobre desenvolvimento sustentável, poluição, controle de poluição, saneamento ambiental, saneamento básico, preservação dos recursos ambientais, crise ambiental, recuperação de áreas degradadas e afins.
 
Coordenador(a):
Lívia Poliana Santana Cavalcante (UNIESP)

VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências

Ciência e democracia: Interfaces e Convergências