VI CONAPESC
VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS

Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia

05 a 07 de novembro de 2021 - Online

Normas da Comunicação Oral

INFORMAÇÕES GERAIS
Autoria e submissão:
O autor principal submete o trabalho e seleciona os coautores (todos devem efetuar o pagamento);
O orientador deve estar cadastrado no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo autor no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (somente é obrigatório caso o mesmo queira figurar como coautor e/ou participar do evento).
Quantidade de trabalhos para Anais (Comunicação Oral e/ou Pôster) : 
Trabalhos como autor principal: 2 (dois);
Trabalhos como coautor: 3 (três);
Participantes por trabalho: 5 (cinco) incluindo autor, coautores e orientador.

SUBMISSÃO
O autor deverá submeter na base da Área do Participante um resumo simples com um único parágrafo de 100 a 250 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho, o referencial teórico-metodológico e os principais resultados. Este resumo deverá constar no arquivo a ser anexado com o artigo completo.

ESTRUTURA
Página
Utilizar folha com o timbrado do evento;
Mínimo de 08 e máximo de 12 páginas;
Margens 
Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm
Estrutura do artigo
Fonte: Times New Roman
Título: negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Resumo: parágrafo único de 100 a 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Introdução (justificativa implícita e objetivos);
Metodologia;
Resultados e Discussões (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras); 
Considerações Finais (Conclusão).
Refeências
Somente obras referenciadas, com alinhamento à esquerda. 
Na lista de referências, entre uma referência e outra: 1.0 (espaço simples).

 
Ver norma completa

Modo de Apresentação

Modo de Apresentação

Condições para a apresentação de trabalho: 
Trabalhos aprovados pela Comissão Científica;
Pagamento da taxa de inscrição (autor e coautores) regularizado até a data limite da última chamada.

**Apenas o Autor, Coautor ou Orientador inscrito no evento poderá apresentar o trabalho.
Não será permitido à outros além destes, a possibilidade de apresentação de trabalhos de terceiros.


 
Apresentação + Discussão

A apresentação de trabalho para o CONAPESC será realizada em duas etapas, a saber:

1.    Envio do arquivo da apresentação no formato pdf, seguindo as orientações do modelo disponível na página. O envio deverá ser realizado através da área do participante do autor principal (aquele que submeteu o trabalho). 

2.    Momento para Discussão sobre a Área Temática (AT) e suas submissões que ocorrerão online (ao vivo) através da área do participante. O dia e horário das discussões serão divulgados na página do evento após o resultado final dos trabalhos. O tempo de discussão será de 2 horas para cada grupo, com uma média de 10 minutos para a apresentação de cada trabalho (05 minutos para apresentação + 05 minutos para discussão) .

3. As apresentações de trabalho ocorrerão em forma de roda de discussão online em salas virtuais, sem utilização de slides*.

Obs. 1: Para receber o certificado de apresentação os autores dos trabalhos aprovados deverão enviar o arquivo da apresentação através da área do participante até a data limite.

Obs. 2: Salvar em formato PDF para envio via sistema!!!