Confira os minicursos disponíveis

• A educação como instrumento para o “desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações”. • Leis Ambientais vs Educação: Como se relacionam? • Principais efluentes gerados na nossa sociedade e os possíveis riscos para o meio ambiente e a saúde humana. • Caracterização do lixiviado de Aterro Sanitário • Tecnologias de tratamento de lixiviado de Aterro Sanitário:  Lagoas de Estabilização;  UASB;  Processo Oxidativo Avançado. • Importância da Química e da Biologia no tratamento destes efluentes. • Como trabalhar estes temas em sala de aula?
Ministrantes: Edilma Rodrigues Bento Dantas, Elaine Gurjão De Oliveira, Wilza Da Silva Lopes

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 0

Considerando a relação dialética entre o “saber” e o “saber-fazer”, a formação de habilidades é uma parte importante do conhecimento profissional de professores de Matemática. No âmbito do processo de aprendizagem, ter consciência de como controlar essa atividade é de suma importância para auxiliar os futuros professores a se tornarem aprendizes autônomos. Nesse sentido, o presente minicurso tem como objetivo discutir aspectos inerentes a formação da habilidade de autorregulação da aprendizagem enquanto conhecimento profissional de professores de matemática. Adotando como fundamentos teóricos os estudos de L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin, o minicurso será dividido em dois momentos, a saber: discussão dos teóricos e práticos que fundamentam a aprendizagem e a formação de habilidades; e avaliação das atividades desenvolvidas. Espera-se que a proposta contribua tanto por trazer um referencial teórico pouco conhecimento no Brasil quanto por discutir um meio para formação de conhecimentos e habilidades essenciais para a prática do docente de Matemática.
Ministrante: Paulo Gonçalo Farias Gonçalves

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 20

ADICIONAR

O minicurso tem como objetivo apresentar as potenciais contribuições e principais metodologias da pesquisa etnobiológica usadas nos estudos com populações locais em unidades de conservação. Por meio de uma abordagem expositiva-dialogada e utilizando-se de recursos audiovisuais serão abordados os seguintes conteúdos: Inter-relação entre pessoas e ambiente; saber local e saber científico; comunidades locais e unidades de conservação; abordagens metodológicas e disciplinas da Etnobiologia; principais técnicas e métodos usados na pesquisa etnobiológica com comunidades tradicionais; e procedimentos éticos na pesquisa etnobiológica. O minicurso será organizado de forma a incentivar a interação dos participantes durante a exposição dos conteúdos por meio do relato de experiências, discussão de questões relacionadas aos temas e oficina teórica ao final da apresentação pelo ministrante, obedecendo o tempo máximo de 4 (quatro) horas. Dada a necessidade de formação de profissionais que atuem na interface entre conservação da natureza e desenvolvimento humano em cenários de conflitos ambientais, o minicurso oferece subsídios à atuação de futuros profissionais em pesquisas voltadas a proteção dos recursos naturais sem esquecer da valoração dos aspectos culturais humanos.
Ministrante: Valdecir Da Silva Junior

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 15

ADICIONAR

Construir ideias que articulem a pesquisa no ensino de ciências com a ação fundamental para formação de professores reflexivos, compreender a complexidade encontrada em sala de aula a a partir da articulação entre o conhecimento das ciências naturais com outros campos do conhecimento como a pedagogia, a psicologia, a sociologia, a filosofia, a política, a economia, a cultura, entre outros. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério de 2015. Reflexão sobre o que é a pesquisa no ensino de ciências a partir dos programas educacionais desenvolvidos pelo governo norte-americano e na Europa, até o entendimento atual da comunidade de pesquisadores de ensino/educação de/em ciências sobre a temática.
Ministrantes: Artur Torres De Araújo, Francivaldo Balbino Da Silva

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 0

1. Um pouco sobre as Histórias em Quadrinhos; 2. Histórias em Quadrinhos no Brasil; 3. O uso de História em Quadrinhos Digital no ensino da Matemática; 4. Arte Sequencial de Eisner; 5. Projeto de pesquisa realizado na disciplina de INFO II com o Prof. Eudes e Profa. Abigail sobre Histórias em Quadrinhos Digitais (HQDs); 6. Aprendizagem matemática sendo proporcionada pelo aplicativo ComicLife3; 7. Atividade: criação de um roteiro de uma história em quadrinhos sobre um tema matemático do Ensino Fundamental.
Ministrantes: Abigail Fregni Lins, Nahara Morais Leite, Rafael Pereira Da Silva

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 20

ADICIONAR

O objetivo geral deste minicurso é instruir o aluno a aprofundar os novos conceitos de fabricação de produtos nos tempos atuais, contextualizando a indústria 4.0, na qual, auxiliará no desenvolvimento da pesquisa cientifica. Destacando a Engenharia da Manufatura, a Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Realidade Virtual, e a Impressão 3D.
Ministrantes: Rodolfo Ramos Castelo Branco

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 14

ADICIONAR

Ensino e tecnologia Prezi passo a passo.
Ministrantes: Jonatha Lisboa Galvão Do Nascimento, Maria Do Carmo Gomes Silva

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 11

ADICIONAR

Esta ação objetiva discutir/analisar as etapas que devem compor um projeto de pesquisa em nível de graduação, mestrado e doutorado, apresentando/discutindo os critérios que devem ser observados na elaboração do Projeto de Pesquisa, enfatizando o problema de pesquisa, objetivos, matriz teórica, metodologia e referencial de análise. Discutiremos ainda os procedimentos que devem ser observados durante a avaliação escrita realizada para ingresso na pós-graduação e a arguição do projeto.
Ministrantes: João Manoel Da Silva Malheiro, Angelo Abeni Bezerra Da Silva e Carlos José Trindade Da Rocha

Carga Horária: 04

Vagas Disponíveis: 0

Inicialmente, explanaremos aspectos históricos sobre as cônicas e suas particularidades observadas por celebres personagens da história da Matemática, como Apolônio e Hipócrates. Logo mais, a partir da definição de cada curva cônica e algumas estratégias de desenho geométrico, iremos propor aos participantes que desenhem no papel tais curvas, sendo assim permitindo a análise de suas características. Em seguida, partiremos para a construção das curvas cônicas no GeoGebra, e reforçaremos as características das mesmas. E por fim, os participantes, em quartetos, construirão uma sinuca elíptica a fim de despertar a percepção sobre a propriedade de reflexão das curvas cônicas, e mostraremos a utilização de tais curvas no cotidiano, através da visualização do material concreto supracitado.
Ministrantes: Italo Luan Lopes Nunes, Bruno Fernandes de Oliveira e Abigail Fregni Lins

Carga Horária: 04H

Vagas Disponíveis: 31

ADICIONAR

III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS

Ciência em tempos de crise - Debates sobre as produções e práticas científicas na contemporaneidade