IV CONAPESC
IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências

Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI

Campina Grande - PB de 22 a 24 de agosto de 2019

Minicursos

Minicurso 01: Gosto Pela Leitura: (Re)experimente!!
Minicurso 02: Pesquisas Quantitativas em Saúde: Explorando um Software Livre
Minicurso 03: Metodologias Ativas no Ensino de Ciências: Fundamentos Teóricos e Práticos
Minicurso 04: “Robótica Pedagógica uma Ferramenta Metodológica para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais
Minicurso 05: Objetos de Aprendizagem como Recurso Interativo no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática
Minicurso 06: A Sequência Didática Interativa e o Conceito de Sustentabilidade, uma Proposta para o Ensino de Ciências da Natureza Dialógico e Complexo
Minicurso 07: Livros Didáticos de Química e seus Múltiplos Contextos de Produção no Processo de Migração para o Digital
Minicurso 08: Pesquisa e Inovação Responsáveis: uma Proposta para a Prática do Ensino de Ciências no Brasil?
Minicurso 09: Introdução ao Estudo de Plantas Medicinais
Minicurso 10: Coleções Biológicas e Museus como Estratégias de Divulgação Científica
Minicurso 11: Mecânica Quântica para todos: contextualização Histórica-conceitual no Ensino de Ciências
Minicurso 12: Tecnologias de Tratamento de Esgoto para Reúso Agrícola no Semiárido Brasileiro
Minicurso 13: Aplicação das Técnicas de Planejamento e Análise de Experimentos para Otimização de Processos Químicos
Minicurso 14: Mindset Startup na Educação
Minicurso 15: Física, Matemática e Música
Minicurso 16: Produção e Uso de Mapas Mentais e Conceituais como Tecnologia de Apoio à Pesquisa e ao Ensino
Minicurso 17: A Realidade Aumentada e seu Poder em Sala de Aula: Aurasma como Ferramenta Prática
Minicurso 18: Análise de Riscos Microbiológicos na Segurança de Alimentos: novas Perspectivas para o Ensino e Pesquisa
Minicurso 19: Reúso de Água: Perspectivas e Desafios para a Agricultura no Semiárido
Minicurso 20: Promovendo o Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências: dos Referenciais Teórico-metodológicos ao uso da Ferramenta Analítica TAP
Minicurso 21: Inserção da Práxis Agroecológica na Formação de Professores e nas Aulas Práticas de Ciências e Biologia
Minicurso 22: Quantificação e Monitoramento de Indicadores Microbiológicos no Controle Sanitário de Esgoto Doméstico Tratado para Reúso Agrícola
Minicurso 23: Doenças Tropicais Negligenciadas: inovação em Metodologias Diagnosticas e Pesquisas em Leishmanioses
Minicurso 24: Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Minicurso 25: Utilização de Diferentes Estratégias no Ensino de Química: reflexões para a Formação Docente
Minicurso 26: Utilização de Extratos de Plantas Medicinais como Ferramenta para a Iniciação Científica no Ensino Médio

IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências

Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI