IV CONAPESC
IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências

Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI

Campina Grande - PB de 22 a 24 de agosto de 2019
Submeta seu trabalho

Cadastre-se e submeta seu trabalho na Área do Participante.  clique aqui.

Período de Submissão

Os trabalhos serão submetidos até a data: 12/08/2019

Módulo de submissão

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades: Comunicação Oral e Pôster

Conheça nossAS ÁREAS TEMÁTICAS

As áreas temáticas foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras.

Área Temática

Área Temática

Esta Área Temática contempla trabalhos que tenham por foco o ensino e a pesquisa no campo da Matemática e outros campos que com ela dialoguem.
Esta Área Temática recebe trabalhos que tenham ensino e pesquisa por foco no campo da Astronomia enfatizando o estudo dos corpos celestes e fenômenos e no campo da Física, enfatizando pesquisas sobre matéria, energia e leis do universo.
Esta Área Temática recebe trabalhos no campo da Química e afins enfatizando trabalhos de Fisico-Química, Ensino de Química, Química Orgânica, Química Inorgânica e Química Analítica. Recebe também trabalhos em interface com a Física, a Matemática e a Biologia.
Esta Área Temática recebe trabalhos que tenham foco no ensino e pesquisa no campo das novas tecnologias e da Cultura Digital, enfatizando os desafios e possibilidades apontadas por estas.
Esta Área Temática evidencia os trabalhos com foco no ensino e na pesquisa da Ciência da Computação enfatizando técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, automatização de processos e processamento de dados.
Esta Área Temática contempla trabalhos nas áreas da Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Elétrica.
Esta Área Temática recebe trabalhos sobre ensino e pesquisa na área de Ciências da Natureza e suas interfaces, com foco em diálogos sobre conservação, preservação e sustentabilidade.
Esta Área Temática recebe trabalho dos vários campos de saber que compõem as Ciências Agrárias, a exemplo da Agroecologia e dos campos que trabalham com sistemas de produção, manejo e preservação dos recursos humanos.
Esta Área Temática recebe trabalhos sobre ensino e pesquisa no campo da Geociências e da Geografia enfatizando os estudos sobre espaço, paisagem, territórios e regiões, mas contemplando também os vários diálogos possíveis nestas áreas de conhecimento.
Esta Área Temática recebe trabalhos sobre ensino e pesquisa no campo das Ciências da Saúde e suas várias interfaces.
Esta Área Temática recebe trabalhos com foco no ensino e na pesquisa na Ciência e Tecnologia de Alimentos em seus vários diálogos interdisciplinares, a saber Química, Bioquímica, Nutrição, Farmácia, entre outros.
Esta Área Temática recebe trabalhos com foco no ensino e pesquisa no campo das linguagens e suas possibilidades.
Esta Área Temática concentra trabalhos com foco nos processos de ensino-aprendizagem formais e informais, na pedagogia, na formação do educador e em todos os debates que tenham processos educativos como eixo norteador.
Esta Área Temática recebe trabalhos que dialoguem com a Educação popularizada, com a popularização da Ciência e suas interfaces.
Esta Área Temática recebe trabalhos na área de Educação que tenham por ênfase os debates sobre currículos, didáticas e metodologias.
Esta Área Temática recebe trabalhos no campo da História, enfatizando as pesquisas na área e as experiências e vivências no ensino.
Esta Área Temática recebe trabalhos nas áreas da Sociologia e Antropologia em suas interfaces com o ensino e a pesquisa.
Esta Área Temática tem por eixo norteador os diálogos entre o ensino, a pesquisa, a Filosofia e a Religião em suas interfaces com os saberes e com o conhecimento acadêmico.
Esta Área Temática tem por ênfase o dialogo entre a pesquisa, o ensino e as várias formas de expressão do ser humano através da Arte e Cultura, podendo estas formas de expressão serem compreendidas como formas de pensamento, resistência, protesto, conhecimento, entre outros.

IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências

Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI